quarta-feira, 3 de novembro de 2010

um histórico: ilha dos frades

Foto: Extraída

ONDE NESTE VERÃO?


O verão está às portas e a temperatura dos corpos começam a esquentar. A Bahia é um estado repleto de opções para curtir o sol, o mar, os rios, entre outras opções de lazer e entrterimento.

Começaremos pela beleza de um dos pontos do nosso litoral.

A ilha dos Frades localiza-se praticamente no centro da baía de Todos os Santos, pertencendo a Salvador, no estado da Bahia, Brasil.
Com apenas seis quilômetros de comprimento, possui a forma de uma estrela de quinze pontas e apresenta belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com árvores nativas, inclusive o pau-brasil.

O local é repleto de pontos turísticos:
Entre os monumentos históricos, destacam-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que remonta ao século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, erguida no século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, o Farol da ilha dos Frades, no morro atrás da praia de Ponta de Nossa Senhora, as ruínas de um lazareto, as de um entreposto, onde os escravos eram colocados para engordar antes de serem vendidos, as de um armazém, onde os escravos ficavam de quarentena e as de uma casa-de-farinha.
As praias mais importantes são a Praia da Costa, a de Loreto, a de Paramana, a da Ponta de Nossa Senhora, a do Tobar e a da Viração.
Todas apresentam águas límpidas e cristalinas, excelentes para a prática do mergulho, com uma visibilidade de até quinze metros na horizontal e profundidade máxima de onze metros. Nelas podem ser observadas formações de corais e recifes.


Igueja de N. S. de Guadalupe (Ruínas)